domingo, 17 de abril de 2011

Mais um vírus na internet

“Meu primeiro dia de aula já foi estranho, achei que no colégio ia ter muitos amigos e ia passar horas brincando. Na primeira semana de aula eu ainda não tinha falado com ninguém e nem tinha sido convidado pra jogar bola. Depois percebi que não ia ser chamado mesmo. Numa manhã vi todos os meninos rindo de mim, me chamando de cabeção e diziam que eu não conseguia correr pelo peso da minha cabeça e a finura das minhas pernas. Ficava de longe acompanhando as jogadas e em casa eu chorava sozinho.” Essa fala foi dita por Carlos, personagem de uma novela, mas poderia ter sido a história real de uma criança. O bullying acontece através de atos de violência física ou psicológica, de forma intencional e repetida. Na maioria das vezes cometida por grupos para intimidar um indivíduo considerado pelo grupo incapaz de reagir.

No Brasil essa prática vem recebendo acompanhamento da mídia e ganhando maior espaço nas discussões recentemente. Só que agora o fenômeno chegou também a internet. Redes Socias, sites de partilhas de foto,  e-mails, telefones celulares e outros dispositivos estão sendo utilizados para ferir e constranger os “atacados”. Através deles são enviados textos, imagens, comentários, ridicularização em fóruns e uma longa lista de ataques que tem servido para desvirtuar a realidade pondo em causa a intimidade e a reputação de crianças e adolescentes. O Cyberbullying é tão prejudicial às vitimas quanto o bullying tradicional.


Raquel M. S. Pelotense de 18 anos foi vítima de cyberbullying.
No ano passado o ex-namorado que não aceitava o fim da relação mudou-lhe a senha de acesso ao orkut, modificou todo o perfil da página, fez montagens das fotos, colocou o número de telefone de casa, enviou mensagens difamatórias a todos os contactos do seu e-mail. Neste caso a menina conhecia o agressor, e ele confessou o crime, mas em sua maioria os ataques feitos através da intenet são mais difíceis de encontrar o responsável.
A psicóloga Sílvia João, que estuda a área dos media e a relação das crianças com a imagem, salienta. “O cyberbullying mexe com o sentimento de segurança e os níveis de ansiedade quando objetos pessoais, como o aparelho celular ou o computador, são utilizados para ameaçar ou intimidar. Esta sensação de não controle dos meios com que se lida diariamente pode ter sérias repercussões psicológicas e emocionais.” O perigo surge quando não se desabafa com os pais e educadores. Muitos adolescentes são conseguem pedir ajuda, são intimidados pela vergonha, pelo medo e se isolam do mundo. Por isso os pais, responsáveis, junto com os educadores devem ter muita atenção e estar ao lado acompanhando a criança ou adolescente em todos seus processos e crescimento para que ao acontecer qualquer ameaça, qualquer medo esse pai ou educador seja visto como apoio.
No Brasil a revista Tee criou uma campanha Diga não ao CyberBullyng, que tem como público, jovens que sofrem desse tipo de abuso. Com o apoio de artistas, eles organizam eventos e mantém um site que tenta conscientizar a população, orientar pais e ajudar os adolescentes que já sofrem com esse "fenomeno mascarado".
Confira a Campanha.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Cinema

Em breve no cinema brasileiro filmes que prometem ser de grande sucesso.

Bróder de jeferson De

Bróder tem como foco a amizade. A história é passada em 24h e traça o reencontro de 3 amigos que passaram a infância juntos no Capão. Jaiminho (Jonathan Haagensen), um jogador de futebol em ascensão no exterior; Pibe (Silvio Guindane), um sacrificado corretor de imóveis e Macu (Caio Blat), o jovem protagonista que se mantém no bairro, flertando com a criminalidade.

Confira o Trailer





Pânico 4


10 anos depois do terceiro filme o assassino volta a meter pânico e atacar Sidney e seus amigos. Segundo o diretor Craven, o filme terá censura 18 anos. A história passa novamente em Woodsboro, cidade onde mora Sidney. Lá ele terá que enfrentar novamente o assassino mascarado. Com Neve Campbell, David Arquette, Courteney Cox Arquette, Emma Roberts, Marielle Jaffe, Rory Culkin, Erik Knudsen, Hayden Paniettiere, Marley Shelton, Adam Brody, Anthony Anderson, Marielle Jaffe e Nico Tortorella. Direção de Wes Craven. estréia dia 15 de abril nos cinemas.


Confira o Primeiro Trailer do Filme


Se Beber Não Case!2

A volta dos três amigos Ed Helms, Zach Galifianakis e Bradley Cooper, tentando entender de novo o que aconteceu em uma noite perdida - desta vez em Bangcoc, na Tailândia. Direção de Todd Phillips. Estréia dia 26 de maios nos EUA e 27 no Brasil.




terça-feira, 5 de abril de 2011

UCPel de cara nova

O Portal da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) sofreu reformulações. Agora com um novo layaut e um espaço moderno ele está mais preparado para receber os alunos. O que estreita os vinculos entre ambos. O site antigo apresentava um aglomerado de informações, reclama a estudante de psicologia, Michele Guerin. "Agora ele está claro e objetivo, as buscas ficaram faceis e ele está bem atrativo". Conta.

No endereço são encontrados além de noticias internas da faculdade, inforamções de interesses dos estudantes e links que dão acesso direto aos sites de relacionamento, como exemplo, o twitter e o facebook da instituição.

O portal teve um evento de lançamento, que ocorreu no Campus I, dia 04-04-2011 junto com a acolhida aos novos alunos. Ao som da banda Pimenta Buena e a presenta de funcionários e alunos.

Lar Dona Conceição está em festa

A Sociedade Espirita Assistencial Dona Conceição realiza hoje o 33º Baile de Fantasias, já tradicional em Pelotas. Além disso, a festa é comemorativa aos 100 anos de atividade da Instituição.

A casa que hoje abriga 160 crianças carentes com idade entre de 2 e 16 anos, hoje estará em festa no salão do Clube Brilhante, o evento inicia às 17h. Os convites estão sendo vendidos a R$20,00 e a renda será revertida em beneficios para a Instituição e para os jovens. Já que a Casa existe em função deles.

A presidente da Instituição Ieda Scaletzky está muito feliz com a data. "Este cenário representa uma grande vitória para todos aqueles que veem se dedicando ao longo de décadas e para as comunidades carentes que se beneficiam do trabalho realizado". Conta.

Em 1927, quando morreu a administradora de uma sociedade espírita Maria Conceição Barbosa Dias, a pelotense deixou em doação a casa onde morava para servir de sede a um orfanato. Foi então que surgiu o Lar Dona Conceição. "Ela com certeza está abençoando esses 100 anos de atividades pelas crianças que ela sempre amou. Afirma a atual presidente.

Quem não puder comparecer ao Desfile de Fantasias de hoje a noite. Ainda assim pode ajudar ao Lar Dona Conceição atraves de contribuições feitas pelo telefone. (53) 3222- 2634.

O Lar Dona Conceição participou de quadros como Lata Velha, Lar Doce Lar e Agora ou Nunca em um especial de Natal do programa Caldeirão do Huck. Confira

Desfile de fantasias no Lar Dona Conceição

Release

Irá se realizar hoje pela Sociedade Espirita Dona Conceição o 33º Desfile de Fantasias. Este evento tradicional é comemorativo ao aniversário da instituição. Este ano a festa tem um motivo ainda mais especial, a casa está comemorando 100 anos de atividade.

O Lar abriga 116 crianças, e para isso conta com o apoio de algumas parcerias. Prefeitura Municipal de Pelotas (Secretaria Serviço Social e Cidadania), Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet), Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep), Centro das Indústrias de Pelotas (Cipel), Fundação Tupahue, Secretaria de Qualidade Ambiental.

O local escolhido foi o Clube Brilhante, o evento tem inicio às 17h. O convite custa R$ 20, 00 e sua renda será revertida em benefícios para a instituição. Este centenário representa uma grande vitória para todos aqueles que veem se dedicando ao longo de décadas e para os abrigados que também se beneficiam com este trabalho.

Sabe-se que nem todos poderão comparecer a esse grande evento. Porém, contribuições podem ser feitas através do telefone (53) 32 33-26 34.